futuro

Educação Física

O Curso de Ciências Contábeis propõe a formação de profissionais com visão generalista, capazes de captar e abstrair a essência dos conhecimentos transmitidos e sua aplicação em diversas situações; capazes de conduzir de forma competente e ética, processos de mudanças nos diversos ambientes organizacionais, na sua amplitude, ou em setores específicos desse mesmo ambiente.

Objetivo Geral

Formar educadores qualificados para atuação docente no ensino da Educação Física Escolar, capazes de intervir na realidade social com os saberes técnicos e científicos alcançados na universidade, compreendendo seu papel social de educador na busca dos direitos e deveres de um cidadão, tendo sua atuação mediada pelo objeto –práticas corporais, esportivas e de lazer. 

Objetivos Específicos

ü  Capacitar ao exercício profissional tendo como ponto de partida a promoção do gosto pela atividade física, conferindo às crianças em idade escolar, conhecimento sobre o corpo que propiciem uma educação para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, da saúde coletiva e individual.

ü  Proporcionar ao discente os saberes pedagógicos pertinentes ao ambiente escolar, como, a elaboração de planos de aulas e projetos pedagógicos, a avaliação do processo ensino – aprendizagem, a discussão da interdisciplinaridade e dos temas transversais, a legislação escolar, os parâmetros curriculares e sua aplicação na realidade local. Bem como, promover a diversidade dos conteúdos da cultura corporal de movimento, quais sejam: o esporte, o jogo, a recreação, as atividades rítmicas, expressivas e de lazer, as lutas, as ginásticas e os conhecimentos sobre o corpo.

ü  Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos de Educação Física nos preceitos da área de Educação e Pedagogia.

ü  Incentivar atividades de enriquecimento curricular.

ü  Desenvolver no educando a competência de intervir na realidade social com os saberes técnicos e científicos alcançados na universidade, compreendendo seu papel social de educador na busca dos direitos e deveres de um cidadão, assim como, valorizar os preceitos de uma sociedade mais justa e democrática.

ü  Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

ü  Utilizar novas metodologias e estratégias de ensino.

ü  Orientar os alunos pela busca da autonomia acadêmica, científica e profissional.

ü  Formar professores de Educação Física capazes de democratizar a Educação física e a prática esportiva na Escola, em específico, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

ü  Instrumentalizar o discente com atividades esportivas voltadas ao lazer e inclusão social. Capacitando-o a adaptar o Esporte para as necessidades e finalidades da Escola.

ü  Formar professores de Educação Física capazes de selecionar os conteúdos da cultura corporal de movimento, refletir sobre sua prática, bem como valorizar o esporte como conteúdo educacional no âmbito da Escola.

ü  Desenvolver no discente o entendimento da Educação Física como uma área de intervenção profissional que utiliza as bases científicas da História, Sociologia, Psicologia, Biologia, Filosofia, Fisiologia, dentre outras ciências, para o aprimoramento das propostas educacionais de nossa área.

Perfil do egresso

O perfil do graduando deste curso segue o que determinam as Diretrizes Curriculares. Assim sendo o Licenciado em Educação Física deverá:

Apresentar domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

 Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/esportiva, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e ética balizada nos campos da prevenção, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas no âmbito escolar

Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da educação, saúde, do lazer, do esporte, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas no âmbito escolar.

Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas no âmbito escolar.

Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Utilizar recursos da tecnologia, da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Compreender o papel social da escola;

Ter domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;

Ter domínio do conhecimento pedagógico;

Ter conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;

Poder gerenciar o próprio desenvolvimento profissional.

Competências e Habilidades:

Para uma efetiva aplicação profissional dos conhecimentos, adquiridos ao longo do curso, o aluno egresso deverá intervir crítica e pedagogicamente numa perspectiva emancipadora. Além disso, deverá estar apto a desenvolver as competências adquiridas que comprovem suas potencialidades para:

ü   Compreender e dominar o processo de intervenção profissional no campo educacional e nas suas relações com o contexto social no qual está inserido;

ü   Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica das instituições educacionais, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento de seus alunos;

ü   Considerar as características, os interesses e as necessidades do alunado no planejamento, na aplicação e na avaliação de sua intervenção;

ü  Sistematizar e socializar a reflexão sobre a sua prática profissional;

ü   Compreender as implicações sócio-culturais, políticas, econômicas e ambientais   inerentes à sua intervenção profissional;

ü   Demonstrar capacidade de lidar autonomamente com a literatura pertinente e atualizada e com os diversos tipos de produção do conhecimento afins;

ü   Demonstrar domínio da docência, clareza e objetividade de comunicação verbal e não-verbal, desenvoltura na prática docente, de modo a conduzir suas atividades em consonância com os ideais educacionais e preceitos da instituição;

ü   Ter argumentos para justificar teoricamente sua prática profissional, bem como balizar sua intervenção profissional à luz das teorias educacionais mais atuais;

ü   Contribuir na construção de saberes coletivos sobre seus alunos, a escola e a educação.

Matriz Curricular

CURSO DE LICENCIATURA EM  EDUCAÇÃO FÍSICA
I SEMESTRE
TOTAL TEORIA PRATICA
Atletismo
80 40 40
Anatomia Humana Aplicada a Educação Física
80 40 40
Fundamentos Biológicos Aplicados a Educação Física
40 40 0
Fundamentos e Métodos do Jogo
80 40 40
Oficina de Textos – Leitura e Escrita
80 80 0
Metodologia do Trabalho Científico
40 40 0
Total do semestre 400 280 120
II SEMESTRE
História da Educação Física e do Esporte
40
40
0
Filosofia da Educação e Ética Profissional
40
40
0
Ginástica Geral
80
40
40
Fundamentos do Esporte
80
40
40
Fisiologia Humana I
40
40
0
Legislação da Educação Básica
40
40
0
Didática Geral
80
80
0
Total do semestre 400 360 40
III SEMESTRE
Sociologia da Educação
40 40 0
Lazer e Educação Física
40     40 0
Futebol
80     40 40
Fisiologia Humana II
40     40 0
Fundamentos das Atividades Rítmicas
80     40 40
Pensamento Pedagógico da Educação Física
40     40 0
Metodologia do Ensino na Educação Física I
80     40 40
Total do semestre 400 280 120
IV SEMESTRE
Basquetebol
80
40
40
Ginástica Escolar
80
40
40
Folclore
40
20
20
Psicologia da Educação
40
40
0
Fisiologia do Exercício
80
40
40
Metodologia do Ensino na Educação Física II
80
40
40
Total do semestre 400 220 180

V SEMESTRE
Handebol
80
40
40
Cinesiologia
80
40
40
Educação Ambiental em Educação Física
40
40
0
Crescimento e Desenvolvimento
80
80
0
Libras
40
40
0
Total do semestre 320     240 80
Estágio Supervisionado I
100
VI SEMESTRE
Voleibol
80
40
40
Treinamento Desportivo
80
80
0
Natação e Atividades Aquáticas
40
40
40
Organização de Eventos Escolares
40
40
0
Educação Física e Qualidade de Vida
40
40
0
Total do semestre 320 240 80
Estágio Supervisionado II
              100
VII SEMESTRE
Lutas
80
40
40
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Física
40
40
0
Políticas Públicas para Educação Física
40
40
0
Educação Inclusiva e Diversidade Cultural
40
40
0
Trabalho de Conclusão de Curso I
40
40
0
Tópicos Integradores
40
40
0
Total do semestre 280 240 40
Estágio Supervisionado III 100
VIII SEMESTRE
Medidas e Avaliação
40 40 0
Socorros de Urgência
40 40 0
Esportes e Atividades de Aventura
40 20 20
Trabalho de Conclusão de Curso II
80 80 0
Total do semestre
200    180 20
Estágio Supervisionado IV
100
TOTAL GERAL
Carga horária dos componentes teórico e práticos
2600 1920 680
Estágio Supervisionado 400
Atividades Complementares 200  
Trabalho de Conclusão de Curso 120 
Carga horária total do Curso 3320 ou 2886 hora/relógio